quinta-feira, 28 de maio de 2009

Paulo Freire e o Curriculo

Pedagogia oprimido versus pedagogia dos conteudos


Educação Bancária não há envolvimento na relação professora aluno.
O aluno é massacrado de tarefas,mas um conhecimento fora do seu mundo
Ele não se sente motivado para o estudo.

Paulo Freire critica esse tipo de currículo, que só o professor fala, e o aluno recebe o conhecimento.

Que castra a criatividade do aluno
Paulo Freire não preocupa com um currículo de conteúdos
E sim com o sujeito do conhecimento, que o aluno.

Que valorize a cultura
Tema-geradores

Um currículo que proponha visão de mundo, e não limite.
Onde a leitura de mundo precede a leitura escrita

E permite a relação do aluno com o mundo que o cerca.
Quando a mente engravida, não corpo que a segure.(Rubens Alves)

Um comentário:

  1. Esse presente artigo é fruto de reflexões do livro" Documento: identidade", apresentado no inicio do Primeiro Sem/2009, CESB- Na disciplina de Curriculos e Programas II, professora Joana Glaúcia.

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