terça-feira, 23 de junho de 2009

Língua Portuguesa

CONTEÚDOS

LINGUA ORAL

-Textos de diferentes tipos e gêneros (par lendas, contos de fadas, mitos, piadas, adivinha, quadrinhas, lendas populares,poemas, trava-línguas, noticias, anuncio, entrevista, palestras, relatos e outro).

- LINGUA ESCRITA

Textos de jornais, revistas, suplementos infantis, listas, manual de instrução, textos impressos, embalagem, rótulos, musicas, convite, bilhete, cartões, cartas e outros.

-Análise das tipologias textuais.

* ESTUDO DA LINGUA PORTUGUESA

-Encontro vocálico e consonantal

- Substantivos ( próprio, comum e outros )

- Gênero do substantivo ( masculino e feminino )

- Numero de substantivo ( singular – plural )

- Grau de substantivo ( aumentativo e diminutivo )

- Dígrafo

- Sílaba Tônica

- Artigo ( definido e indefinido )

- Adjetivo

- Ditongo – Tritongo e Hiato

- Pronome pessoais

- Classificação de silabas ( monossilabas, dissilabas, trissílabas e polissílabas )

- Sujeito e predicado

- Verbos

- Sinônimo e antônimo

- Tipos de frases ( exclamativa, interrogativa, afirmativa e negativa)

- palavras oxítona, paroxítonas e proparoxítonas

- Pontuação: emprego da virgula, travessão, dois pontos e ponto final.

- acentuação: emprego dos acentos agudos, circunflexo.

- Trabalhar sinal de nasalização ( til)

- Ortografia: g, j, r/rr, s/ss, s com som de z, os sons ss, ç, c, s, palavras com x, z, qu, gu, bl, cl, fl, pl, tl e outros

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COMPETÊNCIAS

- Ler palavras e textos atribuindo-lhes significados em diferentes contextos( lingüísticos, situacionais sociais)

- Compreender e interpretar textos escritos que circulam no cotidiano e percebendo as diferentes dimensões da leitura.

- Identificar os vários modos de falar nas diversas situações de interlocução diante de diferentes interlocutores.

- Ampliar conhecimentos sobre diversas situações da língua portuguesa a ampliação das possibilidades de comunicação e expressão

- Trabalhar p novo acordo ortográfico

- Oferecer a capacidade de produzir e reconhecer a seqüencias gramaticais em cada contexto.

- Estimular o uso da linguagem própria pra ampliar o estudo da língua portuguesa nas situações cotidiana

Reconhecer variações sonoras de letras e escrever ortograficamente palavras e frases e textos.

- Ampliar conhecimentos sobre diversas situações da língua portuguesa a ampliação das possibilidades de comunicação e expressão.
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HABILIDADES

- Adequar a linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem no cotidiano.

- Desenvolver atitude crítica em relação a leitura e a produção de texto alheios ou próprios.

- Estimular a produção de texto , bilhetes, cartas, entrevista e outras, aproveitando situações reais e desenvolvendo a habilidade da escrita de textos diversificados.

- Possibilitar maior liberdade no momento da socialização dos textos produzidos.

- Diferenciar ditongo, tritongo e hiato pela intensidade de som das vogais e separar corretamente as silabas das palavras.

- Diferenciar substantivo próprio, comum, primitivo, derivados e compostos.

- Identificar diferentes formas de flexionar substantivos para o diminutivo e aumentativo.

- Conhecer e utilizar substantivos coletivos.

- Estabelecer relações de concordância entre os substantivos e adjetivos.

- Identificar dígrafos em palavras e criar

recursos para grafar corretamente as palavras escritas.

- Reconhecer o uso de pronomes pessoais como recurso coesivo.

Identificar tempos verbais e tipos de verbos analisando texto frasal flexionar os verbos quanto ao numero e tempo.

- Analisar efeitos de sentidos provocados pelo emprego de diferentes sinais de pontuação e acentuação.

- Trabalhar a aceitação dos erros como hipóteses de construção de língua escrita.
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ATIVIDADES

- Classificar os textos quanto aos diferentes tipos e gêneros.

- Retirar do texto palavras e colocar em ordem crescente, de acordo com o numero de fonemas.

- Construção de cartas e bilhetes.

- Leitura e interpretação de rótulos de embalagens, bulas de remédios e textos impressos.

- Escreva os adjetivos no plural, separando as sílabas e sublinhando os ditongos.

- Separe as sílabas e classifique-as quanto a tonicidade.

- Determine o gênero dos substantivos antepondo o artigo O ou A

-Escreva as palavras no plural prestando atenção na pontuação.

-Classifique as frases em interrogativa, negativa e exclamativa.

- Retire do textos as palavras grifadas e escreva o seu significado.

- Mude os tempos dos verbos de acordo com as indicações.

- Complete os espaços em branco nas palavras com as letras: g/j, z/s, x/ch, ss/ç
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CRONOGRAMA
1 Bimestre para cada conteúdo que vai dar 1 semestre
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Este trabalho foi realizado por Andréia, Bárbara, Roselene, Valéria e Elaine Nery

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