LINGUA ORAL
-Textos de diferentes tipos e gêneros (par lendas, contos de fadas, mitos, piadas, adivinha, quadrinhas, lendas populares,poemas, trava-línguas, noticias, anuncio, entrevista, palestras, relatos e outro).
- LINGUA ESCRITA
Textos de jornais, revistas, suplementos infantis, listas, manual de instrução, textos impressos, embalagem, rótulos, musicas, convite, bilhete, cartões, cartas e outros.
-Análise das tipologias textuais.* ESTUDO DA LINGUA PORTUGUESA
-Encontro vocálico e consonantal
- Substantivos ( próprio, comum e outros )
- Gênero do substantivo ( masculino e feminino )
- Numero de substantivo ( singular – plural )
- Grau de substantivo ( aumentativo e diminutivo )
- Dígrafo
- Sílaba Tônica
- Artigo ( definido e indefinido )
- Adjetivo
- Ditongo – Tritongo e Hiato
- Pronome pessoais
- Classificação de silabas ( monossilabas, dissilabas, trissílabas e polissílabas )
- Sujeito e predicado- Verbos
- Sinônimo e antônimo
- Tipos de frases ( exclamativa, interrogativa, afirmativa e negativa)
- palavras oxítona, paroxítonas e proparoxítonas
- Pontuação: emprego da virgula, travessão, dois pontos e ponto final.
- acentuação: emprego dos acentos agudos, circunflexo.
- Trabalhar sinal de nasalização ( til)
- Ortografia: g, j, r/rr, s/ss, s com som de z, os sons ss, ç, c, s, palavras com x, z, qu, gu, bl, cl, fl, pl, tl e outros------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Ler palavras e textos atribuindo-lhes significados em diferentes contextos( lingüísticos, situacionais sociais)
- Compreender e interpretar textos escritos que circulam no cotidiano e percebendo as diferentes dimensões da leitura.
- Identificar os vários modos de falar nas diversas situações de interlocução diante de diferentes interlocutores.- Ampliar conhecimentos sobre diversas situações da língua portuguesa a ampliação das possibilidades de comunicação e expressão
- Trabalhar p novo acordo ortográfico
- Oferecer a capacidade de produzir e reconhecer a seqüencias gramaticais em cada contexto.
- Estimular o uso da linguagem própria pra ampliar o estudo da língua portuguesa nas situações cotidianaReconhecer variações sonoras de letras e escrever ortograficamente palavras e frases e textos.
- Ampliar conhecimentos sobre diversas situações da língua portuguesa a ampliação das possibilidades de comunicação e expressão.----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
HABILIDADES
- Adequar a linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem no cotidiano.
- Desenvolver atitude crítica em relação a leitura e a produção de texto alheios ou próprios.
- Estimular a produção de texto , bilhetes, cartas, entrevista e outras, aproveitando situações reais e desenvolvendo a habilidade da escrita de textos diversificados.
- Possibilitar maior liberdade no momento da socialização dos textos produzidos.- Diferenciar ditongo, tritongo e hiato pela intensidade de som das vogais e separar corretamente as silabas das palavras.
- Diferenciar substantivo próprio, comum, primitivo, derivados e compostos.
- Identificar diferentes formas de flexionar substantivos para o diminutivo e aumentativo.
- Conhecer e utilizar substantivos coletivos.
- Estabelecer relações de concordância entre os substantivos e adjetivos.
- Identificar dígrafos em palavras e criarrecursos para grafar corretamente as palavras escritas.
- Reconhecer o uso de pronomes pessoais como recurso coesivo.Identificar tempos verbais e tipos de verbos analisando texto frasal flexionar os verbos quanto ao numero e tempo.
- Analisar efeitos de sentidos provocados pelo emprego de diferentes sinais de pontuação e acentuação.
- Trabalhar a aceitação dos erros como hipóteses de construção de língua escrita.---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES
- Classificar os textos quanto aos diferentes tipos e gêneros.
- Retirar do texto palavras e colocar em ordem crescente, de acordo com o numero de fonemas.
- Construção de cartas e bilhetes.
- Leitura e interpretação de rótulos de embalagens, bulas de remédios e textos impressos.
- Escreva os adjetivos no plural, separando as sílabas e sublinhando os ditongos.
- Separe as sílabas e classifique-as quanto a tonicidade.
- Determine o gênero dos substantivos antepondo o artigo O ou A
-Escreva as palavras no plural prestando atenção na pontuação.-Classifique as frases em interrogativa, negativa e exclamativa.
- Retire do textos as palavras grifadas e escreva o seu significado.
- Mude os tempos dos verbos de acordo com as indicações.
- Complete os espaços em branco nas palavras com as letras: g/j, z/s, x/ch, ss/ç---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CRONOGRAMA
1 Bimestre para cada conteúdo que vai dar 1 semestre
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Este trabalho foi realizado por Andréia, Bárbara, Roselene, Valéria e Elaine Nery
O nosso trabalho ficou ótimo e com qualidade
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